Sobre a OAM

A Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM) é uma realização do Instituto de Matemática (IM-UFAL), com apoio da Universidade Federal de Alagoas.

 

Dirigida a alunos do Ensino Fundamental II (6° a 9° ano) e aos alunos do Ensino Médio, a OAM tem como principal objetivo o treinamento e realização de olimpíadas de matemática em Alagoas, servindo como instrumento de estímulo ao estudo da matemática aos alunos, bem como descobrir talentos latentes nesta área do conhecimento. Secundariamente, as olimpíadas visam aperfeiçoar os professores participantes através da participação direta no treinamento.

Desde 2003, o IM/UFAL realiza anualmente a Olimpíada Alagoana de Matemática.  A OAM é dirigida a alunos do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) e aos alunos do Ensino Médio. A cada ano, contamos com a participação de cerca de dez mil alunos de quase 100 escolas.

Objetivos gerais do projeto:

 

  • Estimular a curiosidade científica, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos.

  • Estimular a livre circulação e apropriação do conhecimento a todas as camadas da sociedade alagoana, em especial as socialmente vulneráveis;

  • Estimular parcerias entre instituições acadêmicas e o setor produtivo na missão de difundir a ciência entre a população.

  • Estimular a divulgação e a popularização da matemática, estimular o interesse pela matemática, colaborar com a melhoria da educação em matemática e promover as comemorações do Biênio da Matemática no Brasil, em 2017 e 2018.

São propostas as seguintes atividades:

 

  1. Treinamento dos alunos e professores envolvidos no projeto ao longo do ano;

  2. Organização e execução da Olimpíada Alagoana de Matemática e de 10 Olimpíadas de Matemática em Municípios parceiros;

  3. Execução de Treinamento dos professores multiplicadores através do programa OBMEP na Escola e Programa de Iniciação Científica da OBMEP.

Nossa Missão

"Nossa missão é causar impacto no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação através da divulgação da Matemática."

O estado de Alagoas possui a necessidade urgente de ações concretas que venham mitigar a deficiência do ensino escolar básico e promover o interesse pelo estudo da Matemática e Ciências em geral. Olimpíadas, festivais de ciências e exposições permanentes têm se mostrado bastante eficientes nessa tarefa, atraindo o interesse da população alagoana e, especialmente, dos estudantes de Ensino Básico.

Em 2017 batemos o recorde de medalhistas do estado de Alagoas na OBMEP, com um total de 87 medalhas. Em 2018 batemos novamente o recorde de medalhistas do estado de Alagoas na OBMEP, com um total de 90 medalhas. Todas as medalhas de ouro são de alunos participantes deste projeto.

NuTI_edited.jpg

Núcleo de Treinamento Intensivo

NuTI

O Núcleo de Treinamento Intensivo é uma iniciativa voluntária de professores do IM/UFAL e colaboradores que visa fomentar, divulgar e promover o desenvolvimento do gosto e prazer pelo estudo de Matemática entre os alunos do Ensino Básico de Alagoas.

favicon.png
  • Ícone branco do Instagram
  • Ícone branco do Facebook
  • Branca ícone do YouTube

© 2020 OAM 

Olimpíada Alagoana de Matemática

Contate-nos

Endereço

Campus A. C. Simões. Av. Lourival Melo Mota, s/n. Tabuleiro dos Martins

CEP: 57072-900, Maceió-AL